top of page

Cuidados Gerais a ter com os Pés



1. Realizar uma boa higiene dos pés

Lavar os pés diariamente, optando por um sabão de pH neutro e secar bem os pés, sobretudo na zona interdigital (entre os dedos). Desta forma, é possível controlar a carga microbiana e prevenir a proliferação de fungos e bactérias.


2. Hidratar os pés

A hidratação da pele é um passo muito importante na saúde da pele e na prevenção de patologias. Uma pele hidratada é uma pele integra (sem fissuras) e por isso, mais resistente à entrada de microrganismos nocivos. No caso dos pés, a hidratação deve ser realizada à noite após a higiene do pé.


3. Corte ungueal

As unhas dos pés devem ser cortadas em linha reta e, caso necessário, devem ser limadas. O corte da unha pode ser realizado com alicate, corta-unhas ou tesoura, não devendo partilhar estes utensílios com outras pessoas.




4. Utilizar meias de tecidos naturais

As meias têm as funções de aquecimento e de proteção do pé, pelo que se torna importante usar diariamente e optar por meias de tecidos naturais, como o algodão ou a lã.


5. Optar por calçado ajustado ao pé

O calçado é o fator extrínseco que mais pode prejudicar o pé. Assim, além de ser importante adequar o calçado à morfologia do pé (comprimento e largura), é também importante ajustar o calçado à finalidade do mesmo.


6. Utilizar chinelos em balneários públicos

Os balneários públicos são utilizados por muitas pessoas e por isso, há um maior risco de contágio de patologias. Para minimizar esse risco, é importante o uso de chinelos.


7. Re(avaliar) o pé periodicamente

Os pés são o membro que permitem a locomoção e por isso, estão sujeitos a agressões diárias, pelo que se torna extremamente importante olhar para os pés todos os dias.


A re(avaliação) profissional pelo Podologista varia de acordo com as patologias, mas de uma forma geral, é importante que seja realizada anualmente.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page